quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PORQUE NAO SOU COMPREENDIDO POR TODOS?


PORQUE NAO SOU COMPREENDIDO POR TODOS?


COMO se faz um bolo ?  COMO se faz uma torta ?  COMO se faz uma feijoada ?
Foi a pergunta que fiz para alguns que estavam em nosso meio... e cada um me explicou COMO se faz cada coisa perguntada... E então expliquei para eles COMO se interpreta a Bíblia...
Preste atenção, pois ensinarei você também... Nosso apóstolo Paulo disse:
“Toda Escritura DIVINAMENTE INSPIRADA é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, a fim de que o homem de Deus (ou a mulher de Deus) seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra...”  (II Timó. 3: 16 e 17)
A Escritura quando é DIVINAMENTE INSPIRADA é proveitosa !!!
Logo, COMO SE INTERPRETA a Bíblia ?  POR REVELAÇÃO !!!  E só Deus é quem pode dar a revelação !
E isso por vezes causa e traz “problemas” aqueles cujos mesmos Deus não falou nada... pois NA TERRA haverá os que vão crer e os que não vão... porque certamente DEUS NÃO TESTIFICARÁ COM TODOS !!!
E isso aconteceu com Pedro, Tiago e João, pois A REVELAÇÃO foi dada á Paulo e não á eles... e até hoje esse “ato Soberano de Deus” é motivo de perguntas e questionamentos do “por que” Deus revelou á Paulo e não á outro (s).
Ora, e isso acontece também nos dias de hoje !  Por vezes, Deus me dá uma revelação (cuja mesma não a pedi, e nem a busquei, mas Deus a dá...) e me deparo com pessoas (mesmo sendo filhos de Deus) que não aceitam ou que vão contra... causando-me por vezes problemas e inimizades...  De modo que, depois de muitos anos convivendo com isso JÁ NÃO COMPARTILHO as excelências das revelações que Deus me dá com qualquer um... Com muitos, fico apenas no “pela Graça sois salvos...” (Efés. 2: 8) , e mesmo assim, ainda há os que não aceitam, não concordam e não entendem...  pois para se acatar UMA REVELAÇÃO DIVINA é preciso que haja uma certa MATURIDADE ESPIRITUAL...  e há pessoas que não saem da fase de “criança espiritual”, já outros são “céticos” , de modo que não posso compartilhar com todos TUDO o que Deus me fala e me faz saber...
Paulo disse que “O mesmo Espírito é o que TESTIFICA com o nosso espírito...” (Rom. 8: 16)
E mesmo assim, é preciso entender e compreender que O ESPÍRITO não testifica com todos !
Na verdade nem com 50% ! Ora... nem com 20 % !  Isto é,  nem com 10 % de todo o Seu povo na face da terra... pois MUITOS SÃO CHAMADOS, MAS POUCOS OS ESCOLHIDOS... (e isso no tocante a revelação...)
Paulo disse que É DEUS QUEM NOS JUSTIFICA ! (Rom. 8: 33)  Isso quer dizer que mesmo A REVELAÇÃO sendo verídica e genuína, SE DEUS NÃO TESTIFICAR (Rom. 8: 16) de nada valerá falar tal revelação para uma pessoa... e pra isso é preciso ter DISCERNIMENTO... para não jogar “pérolas” aos porcos...
(é preciso tomar muito cuidado nessa área, pois “os porcos” sempre nos causam muita confusão...)
A Bíblia se interpreta POR REVELAÇÃO ! Mas nem a todos é dada tal revelação ! De modo que nesta terra, há os que têm a interpretação e há os que não a tem... como Paulo disse:
“Até importa que haja entre vós heresias, para que OS QUE TÊM A APROVAÇÃO DE DEUS se manifestem no meio de vós...” (I Cor. 11: 19)
Por vezes Deus dá uma revelação Á UM e não dá Á OUTRO !  Fala COM UM  e não fala COM OUTRO !  Testifica COM UM e não testifica COM OUTRO....
Ora... o que fazer SE DEUS É SOBERANO E AGE COMO TAL ???
Tenho por mim que Deus por vezes “brinca” (se é que posso usar essa expressão...) conosco, a saber, com as obras da Suas mãos...  Veja o que Ele fez Jó passar para depois dar tudo em dobro...  Sim foi maravilhoso Jó ter recebido tudo em dobro... mas e nos momentos dos sofrimentos ? E quando seus filhos morreram ?
E quando todos os seus bens se consumiram ? Eu não fui o único a pensar desse jeito... Paulo disse:
“Pois tenho para mim que Deus A NÓS, APÓSTOLOS, nos pôs por últimos, como condenados à morte. Somos feitos ESPETÁCULO ao mundo, aos anjos e aos homens...” (I Cor. 4: 9)
 Mas o ser “incompreendido” por causa DAS REVELAÇÕES, não se dá somente a mim... o próprio Senhor Jesus, quando nos dias da sua carne, também passou por isso... ou seja, INTERPRETOU as Escrituras e foi mal interpretado... mal compreendido...e por conseqüência, PERSEGUIDO, por ter tido ousadia em interpretar a Palavra de Deus... perceba...
Em ISAÍAS 61 não tem “nome” de ninguém ! Pois o texto diz respeito a um “sujeito oculto...”  está escrito:
“O Espírito de Deus está sobre MIM... porque o Senhor ME UNGIU para pregar as boas novas aos pobres. ENVIOU-ME a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos, a apregoar o ano aceitável do Senhor...” (Isa. 61: 1 e 2)
Se você ler o capítulo inteiro de Isaías 61 você NÃO ACHARÁ NOME de ninguém !
Pois “o sujeito” de quem fala Isaías, ESTÁ EM OCULTO...
E então... mais de 800 anos depois de Isaías, num belo dia, numa de suas pregações, Jesus disse:
“O Espírito do Senhor está sobre MIM (Jesus está dizendo publicamente que “o sujeito oculto” de Isaías 61, ERA ELE ! Jesus tomou a Palavra pra si mesmo !), pelo que ME UNGIU para evangelizar aos pobres. ENVIOU-ME para apregoar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos, e anunciar o ano aceitável do Senhor... E então, concluiu dizendo:
HOJE SE CUMPRIU ESTA ESCRITURA em vossos ouvidos... ” (Luc. 4:  18 a 21)   e então....
“Todos na sinagoga SE ENCHERAM DE IRA (porque Jesus tinha INTERPRETADO a Palavra, tomando-a para si mesmo...), e levantando-se, expulsaram-no da cidade e lavaram até o cume do monte para de lá o precipitarem...” (Luc. 4: 29 e 29)
Veja “a situação” que Jesus teve que passar PORQUE OUSOU INTERPRETAR a Palavra....
A Bíblia SE INTERPRETA POR REVELAÇÃO, mas aquele que ousa interpretar a Palavra precisa estar ciente de que NEM Á TODOS tal revelação será revelada... E eu estou ciente disso... pois , se perseguiram ao próprio Senhor Jesus, quando mais a mim... ainda que faço como Jesus fez, isto é, lendo, pregando e ensinando O QUE ESTÁ ESCRITO....    

2 comentários:

João Claudio disse...

Muito boa esta postagem Deus o abençoe e te de muitas inspirações como esta

Evelin Olívia disse...

Antoniony, eu me considero uma criança espiritual ainda, mas ao ler esse texto eu percebi que Deus me deu bastantes revelações.
A lista é considerável, não vou poder entrar em detalhes agora, vou apenas fazer citações:
A Igreja sendo uma só, a divisão em doutrinas e denominações não é da vontade de Deus, o clero também não é (tem uma passagem em Colossenses que me faz lembrar a disputa entre as várias denominações); Deus está usando até minha faculdade de Ciências sociais para me revelar verdades que antes eu não percebia, como por exemplo que a Bíblia não endossa o conceito de natureza humana que despreza a diversidade cultural (vemos em Romanos e em Gálatas que o Apóstolo Paulo respeitava a cultura dos gentios a medida que não houvesse choque com o Evangelho - lembra da questão da Judaização? também se percebe no episódio da confusão das línguas da Torre de Babel que Deus criou não só as línguas como também as culturas) essa revelação é essencial para o trabalho missionário.
A galera da Apologética está passando por cima da compaixão, da misericórdia e da proibição do julgamento como um trator todas as vezes que vai criticar a Teologia da Prosperidade. Afinal Deus me revelou que somente Ele sabe o que é melhor para cada um de nós, não nos cabe julgar ou criticar um cristão só porque ele está passando necessidades e precisa de ajuda divina, afinal Jesus Cristo nunca recusou um pedido de socorro.
Outra revelação: que a maioria dos cristãos vive um cristianismo de desempenho, cheio de obras e compromissos que leva ao fracasso que é representado pela Árvore do Bem e do Mal. Jesus é a Árvore da Vida e precisamos de Jesus sempre, mas principalmente quando falhamos ou pecamos. O Amor de Deus é incondicional, Ele não condiciona sua Graça a um cristianismo de alta performance.
Bem, é isso!
Evelin.
PS.: eu falo essas verdades e ninguém me entende!

MENSAGEM DO EVANGELHO PARA OS NOSSO DIAS