domingo, 3 de maio de 2009

A MENSAGEM PARA HOHE




A Mensagem do Evangelho para o século XXI

CRISTIANISMO NÃO-DENOMINACIONAL




Será que é possível entendermos a Bíblia de forma semelhante?


Recentemente um pregador levantou a questão: será que todos podemos entender a Bíblia de forma semelhante? Ele declarou que isso não é possível e afirmou que aqueles que acreditam que podemos, estão simplesmente a defender um ponto de vista ignorante.

O teu entendimento, o meu entendimento
A seguinte alegação é feita frequentemente: "você entende a Bíblia de um modo e eu entendo-a de outro; nenhum de nós deve condenar o outro." Outra variação da mesma afirmação é esta: "bem, é a sua interpretação das Sagradas Escrituras; eu tenho a minha também; possivelmente ambos estamos correctos."

Estas declarações contêm uma contradição lógica. Não existe tal coisa como "compreender a Bíblia de forma diferente." Se duas pessoas divergem sobre o significado de um texto bíblico, uma deles está errada sobre o assunto (possivelmente ambas). Pode-se entender erradamente alguma coisa de modo diferente, mas não se pode entender correctamente alguma coisa de modo diferente.

Além disso, uma passagem não pode dar azo a duas interpretações diferentes; se for esse o caso, em algum lugar há interpretação incorrecta.
Será que Deus consegue fazer-se entender?
Vivemos diariamente com a presunção de que apesar de sermos seres frágeis e mortais, podemos fazer-nos entender aos nossos iguais. Por exemplo, quando uma loja conhecida coloca um anúncio no jornal acerca dos saldos que terão lugar brevemente, centenas de pessoas acorrem ao estabelecimento no dia correcto, à hora certa, esperando que itens específicos estejam à venda ao preço anunciado. Como é que todas elas conseguem entender o anúncio da mesma forma?

Uma receita para a confecção de bolos aparece impressa numa caixa de farinha de aveia. Centenas de senhoras por todo o país seguem a receita e assim cozem bolos deliciosos para as suas famílias. Será que todas entenderam as instruções do mesmo modo?

Um médico prescreve um medicamento que requer preparação; acreditamos que o farmacêutico entenderá o que o médico prescreveu e temos confiança em como poderemos entender as instruções para tomar o remédio?

Se conseguimos rotineiramente operar as nossas vidas de uma forma sensata, reconhecendo que somos capazes de comunicar-nos uns com os outros de uma forma inteligente, por que não podemos reconhecer que Deus, que é infinitamente mais sábio e capaz do que o homem, pode fazer claramente a sua vontade conhecida à humanidade?

Se uma pessoa sugere que Deus não consegue fazer-se claramente entender ao homem, essa pessoa está a por em causa o poder do Senhor. Se argumenta que Deus de propósito não se revelou à humanidade de uma forma lúcida, ela questiona ou duvida da benevolência do seu Criador. Se afirma que o homem não tem nenhuma responsabilidade de entender e obedecer os preceitos das Sagradas Escrituras, então essa pessoa evidencia uma grande ignorância da sua obrigação para com Deus.
O que dizem as Escrituras?
A Bíblia está repleta de passagens que têm como base subjacente o pressuposto de que nós podemos de um modo uniforme compreender a nossa responsabilidade para com Deus, conforme Ele nos deu a conhecer através dos Escritos Sagrados. Considere o seguinte:


1. Cristo declarou que "nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." (Mateus 4:4). Sendo verdade que o caminho para a vida espiritual só pode ser encontrado nas palavras de Deus, não é lógico assumir que a humanidade é capaz de entender tal mensagem?

2. Quando Jesus repreendeu os saduceus por eles estarem errados acerca da ressurreição do corpo humano, Ele declarou que uma parte do seu problema estava no facto de eles serem ignorantes das Sagradas Escrituras (Mateus 22:29). Será que isto não pressupõe que se tivessem sido bons estudantes do Antigo Testamento eles poderiam ter sabido inequivocamente que existiria uma ressurreição do corpo?

3. Embora nenhum de nós fosse vivo para testemunhar os milagres executados pelo Senhor Jesus no primeiro século, a história daqueles eventos foi escrita para que pudéssemos acreditar naqueles sinais que comprovam a divindade do Mestre (ver João 20:30-31). Podemos acreditar nas narrativas bíblicas quanto aos feitos de Cristo e confiadamente ter um entendimento claro em como Ele é o Filho do Deus? Se não for esse o caso, de que serve o Novo Testamento?

4. Da igreja primitiva, é dito: "E era um o coração e a alma da multidão dos que criam" (Actos 4:32). Como tal declaração poderia ser feita a não ser que esses primeiros santos fossem capazes de estar de acordo acerca da instrução apostólica?

5. Os cidadãos da cidade de Bereia foram considerados mais nobres do que os de Tessalónica, porque eles de bom grado receberam a palavra do Deus, examinando as Sagradas Escrituras diariamente para determinar a exactidão do que lhes era ensinado (ver Actos 17:11). Será que esta afirmação não implica que estes inquiridores eram capazes de tirar conclusões harmoniosas sobre a palavra de Deus?

6. Aos Cristãos em Roma foi ordenado estarem de vigia em relação aos que causassem divisões e escândalos "contra a doutrina que aprendestes" (Romanos 16:17). Se não podemos entender a Bíblia de modo igual, como poderia alguém ser alguma vez disciplinado por caminhar contrariamente à doutrina? Isto não faria qualquer sentido.

7. Nas epístolas do Novo Testamento, as igrejas e os santos são constantemente admoestados a dizerem "todos uma mesma coisa," não havendo entre eles divisões, antes sendo "unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer." (1 Coríntios 1:10; ver também Filipenses 2:2). Como poderemos levar a sério esta instrução se formos incapazes de entender a Bíblia de um mesmo modo?

8. O apóstolo Paul declarou sem margem para dúvidas que lendo a mensagem que ele escreveu, seríamos capazes de atingir a compreensão que ele próprio tinha do Evangelho de Cristo (ver Efésios 3:1-7). Posteriormente ele afirmou: "Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor." (Efésios 5:17).

9. Em relação às Sagradas Escrituras, é dito que elas são proveitosas para "ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (2 Timóteo 3:16-17). Se for verdade que não temos capacidade de as entender, como é que as Sagradas Escrituras podem ser-nos proveitosas nas categorias acima mencionadas?

Será que conseguimos entender a Bíblia? Naturalmente que sim. Podemos entendê-la todos de um modo igual? Porque não?

Se conseguimos entender que 2 + 2 = 4; se conseguimos entender que 55 Km por hora significa simplesmente isso, então também conseguimos entender que: "Quem crer e for baptizado será salvo" (Marcos 16:16). Podemos entender que há "um só corpo" (Efésios 4:4) e que esse corpo é a igreja (Colossenses 1:18). Além disso podemos saber que a salvação está nesse corpo (Efésios 5:23) e fora desse corpo nenhuma redenção pode ser encontrada (2 Timóteo 2:10).

O problema com aqueles que afirmam que não é possível estar-se de acordo em relação aos ensinamentos das Escrituras, é simplesmente este: eles estão à procura de um modo de justificar o erro!.




OBS: IMPRIME ESTAS MENSAGENS E DISTRIBUA

Nenhum comentário:

MENSAGEM DO EVANGELHO PARA OS NOSSO DIAS